Viajar de trem é uma viagem

Viajar entre uma cidade e outra pela Índia é uma coisa que demanda tempo, seja de ônibus, táxi ou trem. Viajar de trem não é um mero deslocamento, pode ser uma experiência cansativa, mas uma grande experiência. Tudo é lento, no tempo que deve ser. Se atrasar, atrasou. Se chegou na hora, que maravilha! Você escolhe pra onde vai dar atenção primeiro: o tiozinho do chai, o povo se deslocando, os vilarejos por onde o trem passa, a vista da janela.

A maioria dos trens indianos tem 5 categorias, divididas assim:

General: Shiva-nos-acuda, esse é o vagão que entra quem quer e senta quem pode. É a opção mais barata e, geralmente, eles vendem mais bilhetes do que números de assentos. Os caras conseguem dormir inclusive no espaço que é reservado para mochila.

Sleeper Class: Essa você compra o bilhete e tem seu lugar garantido e você pode dormir porque quando o sol se vai, os bancos viram 6 camas. Claro que, sem luxo, meio sujinho, mas nada que um lenço umedecido com aroma de flores do campo não funcione. Nesse vagão você consegue observar como os locais viajam e interagir com eles. Grandes famílias levando comidas, homens tomando banho e desfilando de saia, crianças brincando e tentando fazer passar rápido as longas horas de viagem. Grande vantagem: janelas abertas e vento na cara.

AC3: Aqui começam as classes mais, digamos assim, coxinhas. Com ar-condicionado  e “camas” um pouco mais confortáveis e limpas.

AC2: Inclui ar-condicionado e roupa de cama e travesseiro. aqui são só 4 camas, ou seja, menos gente pra dividir o pequeno espaço com você.

AC1: Esse é o mais “luxo” que você vai ter dentro dos padrões de trens comuns na Índia que inclui ar-condicionado, roupa de cama e travesseiro, e uma cortininha para você fechar e ter um pouco mais de privacidade na hora do sono. Ah, dependendo do trem, inclui alimentação.

Para nós brasileiros que somos desprovidos de trem no nosso país pode ser uma experiência chocante ou muito interessante, isso vai depender da maneira que você vai interagir coma coisa toda. Prepare-se com uma boa trilha sonora, livro,  comida, uma roupa confortável e um sorriso no rosto que certamente tudo vai valer a pena.

 

5 comentários Adicione o seu

  1. Teresinha marta disse:

    Gostei muito.vou segui-Los e compartilhar com as pessoas interessadas .obrigada

    Curtir

    1. larifil disse:

      oi, Teresinha! Muito obrigado! Ficamos felizes em receber sua mensagem.Em breve, postaremos mais conteúdos. Beijo, Lari.

      Curtir

    1. larifil disse:

      Oi, Joel! Obrigado! Vem com a gente também. 🙂

      Curtir

  2. Aline Lemos disse:

    Vou no final do mês! Animada e ansiosíssima… obrigada pelas dicas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s