Hinduísmo para principiantes

O hinduísmo é a terceira religião com maior número de seguidores no planeta, logo atrás do cristianismo e do islamismo, mas com um detalhe peculiar: é uma religião que praticamente só existe na Índia, onde mais de 1 bilhão de pessoas se dizem devotas de Shiva, Vishnu, Brahma ou alguma das outras milhares de deidades do panteão hindu. Mesmo com tantos deuses e deusas, o interessante é que os indianos não se consideram politeístas. Para eles, as imagens e símbolos são apenas manifestações de um só deus criador, chamado de Brahman, o Espírito Supremo.
A riqueza de detalhes e os simbolismos implícitos nas figuras talvez seja o que mais nos surpreende nesta forma de se relacionar com o divino. Enquanto os cristãos estão habituados a ver um homem sofrendo semi nu pregado numa cruz, para os hindus é muito normal a imagem de um homem azul tocando flauta sentado sobre uma vaca ou de um homem com cabeça de elefante e 4 braços, segurando um pratinho com doces, cujo veículo é um rato que promete encontrar os caminhos certos para prosperidade e abundância.
Há quem considere o hinduísmo mais como uma filosofia de vida do que uma religião, e para quem busca entender um pouquinho mais sobre o assunto, abaixo 3 vídeos do canal Conhecimentos da Humanidade, onde Léo Lousada e Bruno Lanaro explicam brilhantemente um pouco desta religião de vida milenar.

Ah, e em breve teremos uma novidade para quem se interessa neste assunto 😉